Powered By Blogger

20 de out. de 2011

14 Fobias pouco conhecidas


1- Pra abrir a lista com chave de ouro temos a Dextrofobia, que caracteriza o medo de objetos colocados ao lado direito do corpo. Quer dizer que tem pessoas virando canhotas e outras chegando ao extremo de amputar o próprio braço direito para não ter que conviver com o membro balançando ao seu lado.
2- A próxima fobia da lista é algo bem comum entre os vampiros clássicos da literatura, trata-se da Fengofobia, que consiste no medo da luz do dia ou nascer do sol, na verdade é uma questão de sobrevivência para eles. Por outro lado temos livros mais recentes onde esses seres tem o menor problema com a luz solar, apesar de brilharem intensamente ao se exporem … é difícil pensar em pessoas com essa fobia, mas que existem, existem!
3- Olhe para a foto acima e diga que não ficou assustado. Pois é, o medo irracional do papa ou papado é chamado de Papafobia. Não tem uma explicação, mas a pessoa começa ofegar e respirar rapidamente, além dos batimentos cardíacos ficarem totalmente irregulares. Mas tudo bem, pessoas com Papafobia estão perdoados, afinal esse papa assusta… e muito.
4- Muitos não gostam de matemática, mas aqui o caso é mais grave, a Tetrafobia mostra pessoas que tem um medo desproporcional do número 4. Isso mesmo, o número 4 causa pavor. Em culturas orientais, principalmente no Japão, China e Taiwan, o número representa um presságio ruim pois ao pronunciar o som da palavra “quatro“, assemelha-se muito ao som da palavra “morte“. Só para dar um exemplo, em Taiwan a Tetrafobia é tão comum que não há números quatro em endereços ou mesmo em placas de carro.
5- Sofofobia é o medo patológico de aprender. Não dá pra entender, se fosse medo de não aprender… mas medo de aprender? Estranho, muito estranho.
6- Admita! Você já tentou falar pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos e se embananou. Não? A palavra é grande demais e você se assustou? Então talvez você possa ter medo de palavras grandes, essa fobia é chamada de Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. A verdade é que ela é apenas uma brincadeira e que se tornou conhecida por ser amplamente divulgada pela internet.
7- Quem diria que os patos poderiam ser tão assustadores. Sim! Através da expressão originada de uma invenção  fictícia do escritor Gary Larson, a Anatidaefobia caracteriza as pessoas que tem medo de serem observadas ou perseguidas por patos.
8- Lesmas? Urrrggghh… Limo? Arrgghhhh… é simples, quem não gosta de coisas viscosas tem a chamada a Blennofobia. É uma fobia bizarra, porque é comum pessoas terem algum tipo de nojo, mas medo? Existem coisas que nem Freud explica!
9- Conhece o ditado popular “ter medo da própria sombra”? Ela é real e chama-se Esciofobia. Aqui não tem muito o que escrever, mas é exatamente isso, medo de qualquer sombra.
10- O Cascão, personagem de gibis  da Turma da Mônica,  é muito conhecido por seu medo, a Hidrofobia, medo da água. Porém existe a Hidrofobofobia, que é o medo de ter medo de água
11- Você está em sua primeira aula de educação física e descobre estar apavorado com aquela corda que a professora está segurando: você tem Linonofobia. É isso mesmo, ter medo de corda e suas forma existe, apesar de ser uma completa esquisitice! É perdoável ter medo da corda porque você pode ser enforcado com ela, por exemplo, mas ela propriamente dito entra pra lista de fobias estranhas com um grande mérito.
12- Se você tem Geliofobia não deve ter rido por nenhuma das fobias citadas acima, isso porque ela caracteriza o medo de – pasme – rir! Ok, essa realmente é uma das mais estranhas, será que existe um oposto? Medo de ficar sério sem rir? Não sei, mas na dúvida é melhor soltar uma boa gargalhada.
13- Na cobiçada posição número 13 temos a Triscaidecafobia, que caracteriza também o medo do próprio número 13. Bem, ela não é tão bizarra ou estranha, afinal é muito comum os prédios nos EUA não serem construídos com o “13º Andar” por acreditarem ser um número amaldiçoado. Como curiosidade temos ainda a Frigatriscaidecafobia, que é específico para pessoas que tem medo da “Sexta-Feira 13“. O Zagallo não possui ambas fobias, é só aparecer uma oportunidade e ele grita “BRASIL NA FINAL”! Pimba! Treze letras!
14- Pra finalizar temos a Verbofobia, que é o medo de palavras. Vamos parando por aqui pois ler e escrever sobre  todas essas fobias começou a me afetar, talvez eu tenha Verbofobia

Nenhum comentário: