Cuidado! É preciso preparar-se, para que, tanto esforço, não seja jogado fora justamente quando você está quase lá.
Conheça os onze erros fatais cometidos em entrevistas de emprego e tome cuidado para não cair nessas armadilhas.
1 – Chegar atrasado
Fazer alguém esperar por você, é sempre muito chato. Chegar atrasado para uma entrevista de emprego, é imperdoável. Você está deixando bem claro ao entrevistador que não dá o devido valor à entrevista, que não priorizou o compromisso, além de dar evidência de ser desorganizado. É melhor ser mais pontual na próxima oportunidade.
2 – Usar roupas inadequadas
Na hora de escolher a roupa para ir à uma entrevista de emprego, não custa nada caprichar no visual. Já pensou na impressão que o entrevistador terá, ao ver você de chinelos, bermuda e camisa havaiana?
Não é o caso de sair correndo para comprar terno e gravata. É preciso seguir o estilo da empresa. Uma agência de publicidade, por exemplo, permite roupas mais informais, diferente de uma instituição financeira, onde o visual deve ser mais sóbrio.
3 – Não saber nada sobre a empresa
Ir para a entrevista de emprego sem nenhuma informação sobre a empresa, é o mesmo que ir para a guerra sem munição. Você será abatido. Tem mais chances de conseguir a vaga, quem se preparou e pesquisou sobre a empresa. A pessoa bem informada, saberá se posicionar bem durante a entrevista. Informação é vital.
4 – Expressar- se mal
Ao ser entrevistado, não use gírias ou regionalismos. Tampouco tente impressionar com termos técnicos em demasia, nem caia na besteira de usar palavras “difíceis”. Pense antes de falar. Respondas às perguntas com calma e objetividade. Faça apenas perguntas relacionadas à vaga. Seja tranquilo ao expor suas ideias.
5 – Mentir sobre suas qualificações
Mentir sempre acarreta prejuízos para o mentiroso. Há pessoas que enchem o currículo de falsidades e é na entrevista que são desmascaradas. Já pensou se o entrevistador resolve comprovar àquela sua fluência em inglês?
Mas, se você informou apenas a verdade no seu currículo, siga essa linha também na entrevista. De que adianta você ser contratado e logo depois ser demitido por não atender às expectativas?
6 – Falar mal do emprego ou do chefe anterior
Se você falar mal do emprego ou do chefe anterior, pode esquecer a vaga. Todos os entrevistadores veem essa atitude com maus olhos. Na entrevista de emprego, o recrutador não quer saber de casos cujas pessoas e motivos ele desconhece.
Aquela conversa de que a pessoa estava infeliz no emprego anterior, porque o chefe a perseguia, é um tiro no próprio pé. Ficará evidente a falta de capacidade para resolver conflitos. É também, antiético, revelar detalhes de uma empresa, da qual você não faz mais parte.
7 – Disputar espaço com o entrevistador
O entrevistador não é seu inimigo, você não precisa vencê-lo. Posar de sabe-tudo, só deixa evidente o seu nervosismo e insegurança. Esse quadro é mais do que previsível pelos profissionais de recursos humanos. Não atropele o recrutador, espere, escute com atenção e faça suas considerações sempre com humildade.
8 – Vangloriar-se de suas conquistas pessoais
Cuidado com a presunção. “Eu fiz”, “eu consegui”, “eu realizei”, são frases que soam falsas e presunçosas, já que nas empresas, os projetos e realizações são frutos do trabalho em equipe. Ao vender seu peixe, procure destacar sua participação num projeto de sucesso implementado por uma equipe. A partir disso, destaque sua atuação para que ele fosse bem sucedido.
9 – Não perguntar nada durante a entrevista
Você é o entrevistado, mas isso não significa que não possa fazer nenhuma pergunta. Muitos candidatos, por timidez ou insegurança, saem da entrevista cheios de dúvida. Mas cuidado. Toda cautela é pouca. Faça as perguntas com gentileza e se, ainda assim, ficarem dúvidas, deixe para outra ocasião.
10 – Demonstrar desequilíbrio emocional
Em momentos decisivos o nervosismo pode atrapalhar. Você pode ter todas as qualificações necessárias para a vaga, mas se deixar a tensão dominá-lo, tudo pode ser perdido. Não cometa erros como: levar um acompanhante para esperá-lo após a entrevista, encher o discurso com comentários negativos e colocar-se de vítima, frente às adversidades.
11 – Atender o celular durante a entrevista
É inacreditável, mas acontece. Muita gente, esquece de desligar o celular e responde as ligações durante a entrevista. Tal atitude, além de tirar a concentração do entrevistado, demonstra profundo desrespeito ao recrutador.
Ao se encaminhar para uma entrevista de emprego, desligue o celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário