Powered By Blogger

26 de ago. de 2011

Steve Jobs tem 313 patentes registradas


Algumas patentes registradas por Jobs
Por Bianca Hayashi
Quando falamos sobre o gosto de Steve Jobs para o design, temos sempre os produtos icônicos da Apple em mente, como os primeiros Macintoshs, os iMacs coloridos, iPods, iPhones e iPads.
Mas quase ninguém lembra que tem muitos outros projetos (como as escadas de vidro das Apple Stores) também são obras de Jobs. O envolvimento do ex-CEO no desenvolvimento dos produtos era tão intenso que ele tem 313 patentes da Apple registradas. Em muitas, ele aparece como o principal inventor ou o único.
A maioria das patentes são sobre o visual e sensações de um produto do que de utilidades, como invenções técnicas, algorismos de software ou chips.
O New York Times diz que o número de patentes atribuídas a Jobs é bem maior do que a média dos chefes de grandes empresas de tecnologia, incluindo os que tiveram sucesso em áreas técnicas. Como comparação, Bill Gates tem somente nove patentes da Microsoft, mesmo sendo o cofundador e chefe da empresa por mais de duas décadas. Larry Page e Sergey Brin, cofundadores da Google, têm pouco mais de uma dúzia de patentes em seus nomes.
“Esse é o Steve”, disse Mitchell Kapor, fundador da Lotus Development Corporation, em entrevista ao NYT. “Ele tem uma visão e uma genialidade para o design que ultrapassa o conhecimento técnico. Ele nunca foi graduado formalmente, mas sempre teve essa sensibilidade”, completa.
Alguns analistas, como David B. Yoffie, professor na Universidade de Harvard e estudioso da indústria da tecnologia, acreditam que algumas patentes levem o nome de Jobs para enaltecer a imagem de chefe executivo visionário. “A Apple teve suas razões para querer o nome de Steve nas patentes”, resume.
Mesmo que a Apple tenha colocado o nome de Jobs por estas razões, é preciso lembrar que, se a pessoa em questão não participou do desenvolvimento da peça, a patente é invalidada.

Nenhum comentário: